Pesquisar este blog

domingo, 5 de agosto de 2012

Concreto Ecológico


"Concreto ecológico feito com as cinzas do carvão"

Em se tratando de uma cidade sustentável, a construção de casas, edifícios e escolas deveria ser feita com concreto ecológico. Estes blocos de concreto seriam feitos com as cinzas geradas pela combustão do carvão.

O material feito de cinzas da combustão que pode virar alternativa verde para construção civil, substituindo o concreto convencional que, de acordo com os pesquisadores, é responsável pela liberação de 5% a 8% de todo o CO2 gerado por humanos.

Além de reduzir as emissões, o novo material seria mais durável e resistente, aguentando melhor efeitos da corrosão e de altas temperaturas – ele suporta mais de 1300º C.

Neste concreto é utilizado a pozolana, um resíduo sólido originada da queima de carvão mineral de algumas empresas, evitando seu lançamento na atmosfera ou deposição em aterros, para substituir o cimento.

Estes blocos proporcionam economia, estabilidade estrutural, harmonia e beleza, fazendo com que a construção se torne um local aconchegante e seguro. Além disso, tornam o custo da obra mais barato por eliminar o desperdício de material típico de uma construção comum e por não precisar de rejunte, minimizando o tempo e custo de mão de obra.

Haverá também, quanto ao uso deste bloco, redução da necessidade de extração da matéria-prima e redução geral do custo de geração de eletricidade.

Estes blocos apresentaram, nos ensaios de absorção, aderência e resistência à compressão simples, ótimo desempenho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário